Menu Fechar

Flór humanu ka tém prés, uma peça de Teatro Fórum

Entre 24 e 29 de julho de 2023, decorreu, em Bissau, a Formação em Teatro do Oprimido dirigida ao coletivo Ur-GENTE. Esta formação foi dinamizada pelo parceiro do projeto, o GTO – Grupo de Teatro do Oprimido Guiné-Bissau.

A formação apresentou noções gerais do Teatro do Oprimido, mas concentrou-se em Teatro Fórum, uma técnica do Teatro do Oprimido, em que os atores representam uma cena até à apresentação do problema e, de seguida, propõem aos espectadores que mostrem, por meio da ação cénica, soluções para o problema apresentado.

No último dia da formação, 29 de julho, realizou-se a apresentação pública fruto dos dias de formação, que consistiu no espetáculo de Teatro Fórum “Flór humanu ka tém prés” (em crioulo da Guiné-Bissau, “Flor humana não tem preço”) no armazém Ur-GENTE, em Bissau.

O Teatro do Oprimido é uma metodologia que foi criada nos anos 60 pela mão do dramaturgo brasileiro Augusto Boal, com o objetivo de utilizar o teatro como ferramenta de trabalho político e social, contribuindo para a transformação social.

 

“No palco ou na vida, temos obrigação de criar outro mundo!”

Augusto Boal

O Projeto “Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau” é apoiado pelo PROCULTURA, financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P.
 

A sua implementação está ao cargo da ONGD VIDA, em parceria com GTO – Grupo de Teatro do Oprimido (Guiné-Bissau), ALAIM – Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (Cabo Verde) e Companhia de Música Teatral (Portugal).

Subscreva a nossa newsletter!

Morada: Rua Eduardo Mondlane, 11, Bissau

E-mail: urgente.bissau@gmail.com