3º Encontro com a Cultura sobre arquivo e tradição oral na Guiné-Bissau
No dia 13 de abril de 2023, decorreu o 3º Encontro com a Cultura sob o tema Arquivo e tradição oral na Guiné-Bissau, simultaneamente em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, e em Bissau, no Centro Cultural Português.
O dia de trabalho abriu com as boas vindas por Ana Gaspar Nunes, Vice-Presidente da ONGD VIDA, que implementa o projeto na Guiné-Bissau, seguindo-se intervenções de António Nunes, diretor do Centro Cultural Português em Bissau, Sofia Moreira da Silva, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e Nelson Bamba, diretor geral da Cultura na Guiné-Bissau.
Na Fundação Calouste Gulbenkian, a manhã contou com a intervenção das professoras Maria João Brilhante e Ana Paula Tavares do Centro de Estudos de Teatro e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) com a moderação do professor Gustavo Vicente, em torno dos temas do arquivo, da memória coletiva, da oralidade e tradição oral versus escrita. Este contributo foi o mote para iniciar a discussão e partilha durante a sessão da tarde.
Da esquerda para a direita: Gustavo Vicente (CET, FLUL), Ana Paula Tavares (FLUL), Maria João Brilhante (FLUL), Ana Gaspar Nunes (VIDA) e Sofia Moreira de Sousa (Representante da Comissão Europeia em Portugal)
No ecrã, desde Bissau: António Nunes, Diretor do Centro Cultural Português de Bissau, Nelson Bamba, Diretor Geral da Cultura da Guiné-Bissau, Carolina Rodrigues, coordenadora do projeto “Ur-GENTE”
Durante a tarde, o grupo em Bissau apresentou as suas perspetivas acerca deste tema: os desafios à criação e preservação de arquivo no panorama da Guiné-Bissau, a importância e presença da tradição oral na história e memória coletiva guineense foram alguns dos temas abordados. Contámos com as participações especiais de:
- Iaguba Djaló, diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau
- Odete Costa Semedo, escritora, política e professora universitária guineense
- Manuel da Costa, membro da associação de escritores guineenses e do Centro PEN GB
- Atcho Express, ator e encenador guineense
- Marinho Pina, artista multidisciplinar, organizador do SlamPoetry GB e elemento da Mediateca ABOTCHA
- Emiliano da Silva, do Clube Amor à Leitura (Guiné-Bissau) e jovem aprendiz do grupo de trabalho Ur-GENTE
- Mussa Candé, estudante de sociologia e jovem aprendiz do grupo de trabalho Ur-GENTE
No encerramento deste Encontro, tivemos oportunidade de escutar Mercedes Pinto, em representação do Camões, I.P., cofinanciador e gestor do PROCULTURA.
Sobre os Encontros com a Cultura
Os Encontros com a Cultura são uma atividade integrada neste projeto, tendo iniciado em novembro de 2022. Decorrem numa frequência regular e reúnem um coletivo diversificado que se encontra – em presença ou virtualmente – para debater, refletir e gerar novos olhares que potenciem a interligação do contexto e vozes da Guiné-Bissau ao mundo. Com foco em temáticas relacionadas com as áreas artísticas, culturais e sociais, pretendem gerar um movimento contínuo de pensamento, que inspire ações democráticas e inclusivas no planeamento e no desenho estratégico da política cultural da Guiné-Bissau.
Este encontro, particularmente, debruçou-se sobre o tema do arquivo e tradição oral, pela necessidade não só de escutar, mas de registar a memória sobre a qual se sonha o futuro da Cultura na Guiné-Bissau.
O 3º Encontro com a Cultura foi organizado em parceria com o Centro de Estudos de Teatro e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras de Lisboa.
Subscreva a nossa newsletter!
Morada: Rua Eduardo Mondlane, 11, Bissau
E-mail: urgente.bissau@gmail.com