Menu Fechar

O projeto Ur-GENTE, Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau está enquadrado na ação PROCULTURA, financiada pela União Europeia, gerida e cofinanciada pelo Camões I.P., estando em curso até 2024 e envolvendo três países e uma rede de quatro organizações: da Guiné-Bissau, a ONGD VIDA e o GTO – Grupo de Teatro do Oprimido; de Cabo Verde, a ALAIM – Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo; e de Portugal, a Companhia de Música Teatral. 

O projeto tem como génese à sua criação, a escuta polifónica e dinâmica do território onde se sedia – a Guiné-Bissau – tendo como centro a(s) comunidade(s), nas suas dimensões sociais, políticas, económicas, culturais e artísticas. Pretende contribuir para aumentar o grau de profissionalização através da implementação de uma ação integrada e sustentada no domínio das artes e da cultura na Guiné-Bissau. 

O Ur-GENTE pretende ser um espaço de cultura e arte e de formação integral no domínio artístico, técnico, de gestão e produção cultural e associativo – fundamental para o caminho da profissionalização de artistas e associações do setor cultural e artístico da Guiné-Bissau. Pretende ser, ainda, promotor de uma rede internacional a partir de Bissau, e, em simultâneo, dar o seu contributo para a Estratégia Cultural do país.

A estrutura – em desenvolvimento – integra quatro dimensões principais: formação, criação, produção e programação cultural. 

O Ur-GENTE não se fecha nas suas portas, é um organismo vivo, aberto ao processo, ao diálogo e ao sonho.

O Ur-GENTE é um projeto que está a criar uma estrutura e um corpo de gestão que permanecerá em movimento pós-2024. 

O Ur-GENTE inspira-se no seu mote e convida-vos a reservá-lo na memória: É Ur-GENTE mover a gente!

organização implementadora

Parceiros

Apoios

Subscreva a nossa newsletter!