Encontros com a Cultura
Os Encontros com a Cultura são uma atividade iniciada em novembro de 2022.
Com frequência regular, reúnem um coletivo diversificado que se encontra – em presença ou digitalmente – para debater, refletir e gerar novos olhares que resultam do cruzamento que interliga o contexto e vozes da Guiné-Bissau, ao mundo. Com foco em temáticas relacionadas com as áreas artísticas, culturais e sociais, pretendem gerar um movimento contínuo de pensamento, que inspire ações democráticas e inclusivas no planeamento e no desenho estratégico da política cultural da Guiné-Bissau.
Encontros já realizados
O 1º Encontro com a Cultura, em Bissau, debruçou-se sobre as multidimensões da Arte e da Cultura, novas formas de tornar o acesso à cultura mais sustentável e democrático, a criação de condições justas para a prática artística e a fidelização de públicos.
No 2º Encontro com a Cultura, em Bissau, falou-se sobre a criação artística e a multiplicidade de processos, bem como a importância da formação artística como forma de alargar o conhecimento e de contactar com diferentes linguagens e métodos de criação e produção artística.
O 3º Encontro com a Cultura decorreu, simultaneamente, em Lisboa e em Bissau, tendo sido organizado em parceria com Centro de Estudos de Teatro (FLUL) e com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL). Debruçou-se sobre o tema do arquivo e tradição oral pela necessidade não só de escutar, mas de registar a memória sobre a qual se sonha o futuro.
O 4º Encontro com a Cultura, em Bissau, refletiu sobre a cultura como um meio e ato de cidadania, com a participação de António Ângelo Vasconcelos (Educação, Práticas Artísticas e Inclusão – Instituto Politécnico de Setúbal).
O 5º Encontro com a Cultura, em Bissau, contou com a participação de Alejandro de Los Santos, responsável pelas relações com África para o MAPAS – Mercado de Artes Performativas do Atlântico Sul.