Menu Fechar

Práticas Artísticas Comunitárias

A Formação em Práticas Artísticas Comunitárias tem como objetivo desenvolver competências nas artes enquanto ferramenta para a transformação, inclusão social, luta contra a discriminação, marginalização e qualquer força de opressão. A formação está dividida num conjunto de 3 módulos complementares, artisticamente transdisciplinares.

Os vários módulos da Formação estão ao encargo do Grupo de Teatro do Oprimido da Guiné-Bissau (GTO), de um formador internacional especialista em Práticas Artísticas Comunitárias e da ONGD VIDA:

  • Teatro do Oprimido com o Grupo de Teatro do Oprimido (Guiné-Bissau)
  • Práticas Artísticas Comunitárias com Hugo Cruz, investigador e formador especialista em Práticas Artísticas Comunitárias
  • Conhecer e realizar projetos artísticos comunitários – sendo os temas a desenvolver: Género e emancipação; Juventude; Direitos Humanos; Saúde comunitária; Educação; Alterações climáticas; Desenvolvimento sustentável; Agroecologia e meio ambiente; Identidade e cultura: memória/futuro; Culturas de resistência; Exclusão social e inclusão através da Arte.

Os formandos adquirem uma formação integral e versátil no domínio das Práticas Artísticas Comunitárias para a Transformação Social. Após as formações presenciais, serão realizadas formações de acompanhamento e mentoria online (com Hugo Cruz) e em presença (GTO – Grupo de Teatro do Oprimido). 

Esta formação é desenvolvida no âmbito do projeto Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau, circunscrito ao horizonte temporal 2021-2024, integrado na ação PROCULTURA, financiada pela União Europeia, gerida e cofinanciada pelo Camões, I.P.

Subscreva a nossa newsletter!

Morada: Rua Eduardo Mondlane, 11, Bissau

Email: urgente.bissau@gmail.com